segunda-feira, 17 de novembro de 2014

Livro: Se eu ficar - Gayle Forman


Se eu ficar #1
Título original: If I stay
Autora: Gayle Forman
Editora: Novo Conceito
Páginas: 193
Ano: 2014
Nota: 5/5


"(...) Às vezes você faz escolhas na vida e outras, as escolhas vêm até você. (...)"

Sinopse (Novo Conceito): A última coisa de que Mia se lembra é a música.
Depois do acidente, ela ainda consegue ouvir a música. Ela vê o seu corpo sendo tirado
dos destroços do carro de seus pais - mas não sente nada.
Tudo o que ela pode fazer é assistir ao esforço dos médicos para salvar sua vida, enquanto
seus amigos e parentes aguardam na sala de espera... e o seu amor luta para ficar perto dela.
Pelas próximas 24 horas, Mia precisa compreender o que aconteceu antes do acidente - e também o que aconteceu depois. Ela sabe que precisa fazer a escolha mais difícil de todas.
Se ela ficar...

"(...) Percebo agora que morrer é fácil. Viver é que é difícil." (página 145)



Se eu ficar foi um livro diferente. Gayle Forman tem uma escrita muito boa. É envolvente e às vezes poética.

Eu simplesmente amei os personagens. Foram todos especiais. Eles tem algo de diferente e isso foi muito bacana. São muito carismáticos.



Eu pensava que o livro seria mais triste, mas apesar dos momentos emocionantes na história, eu ri várias vezes em cenas bem divertidas. Enquanto acompanhamos Mia no presente, observando o que acontece com seu corpo em coma e com as pessoas que ela ama, também conhecemos sua vida antes do acidente. Momentos felizes, divertidos, românticos... 

" - Por quê? Por que eu? - perguntei.
- Nunca vi ninguém se entregar à música como você. É por isso que gosto de ver você ensaiando. Fica uma ruguinha muito linda bem aqui, na sua testa - respondeu Adam, tocando em um ponto bem acima do meu nariz. - Sou obcecado por música e mesmo assim não consigo me transportar como você." (página 36)

Adorei o romance de Mia e Adam. É fofo e real. Gostei muito do jeito que a autora colocou o relacionamento de Mia e sua família. Eles são muito legais.

A história se passa em 24 horas, e isso foi bastante empolgante, pois fiquei curiosa sobre como iria terminar.




"Se eu ficar. Se eu viver. A escolha é minha." (página 75)

A arte gráfica do livro está muito bacana! Adoro a capa que é o pôster do filme.
Achei o livro lindo, e quando o final chegou, eu pensei: Acabou mesmo? Eu queria mais páginas... Enfim, recomendo muito Se eu ficar. O livro tem uma continuação que se chama Para onde ela foi (que eu estou lendo e adorando). Já assisti a adaptação do livro e resenhei ele aqui.

Abraços e até o próximo post!

Nenhum comentário:

Postar um comentário