sexta-feira, 4 de abril de 2014

Livro: Dezenove Luas - Margaret Stohl e Kami Garcia


Fiz dessa resenha uma verdadeira homenagem à série Beautiful Creatures. Ela possui spoilers, por isso se você não leu Dezesseis Luas, Dezessete Luas e Dezoito Luas, recomendo que não continue lendo essa resenha.

Beautiful Creatures #4
Título original: Beautiful Redemption
Autoras: Margaret Stohl e Kami Garcia
Editora: Galera Record
Páginas: 320
Ano: 2013
Nota: 5/5

"A morte é o fim... Ou apenas o início de tudo?"

No final de Dezoito Luas, Ethan se sacrificou para restabelecer a Ordem das Coisas. Em Dezenove Luas, quarto e último volume da série, Gatlin voltou ao normal. Mas quando Ethan acorda do outro lado, ele deseja apenas voltar para as pessoas que ama. Com isso decidido, ele tem agora uma missão pela frente.

Enquanto passa por caminhos perigosos e pessoas estranhas, Ethan carrega consigo a esperança de voltar para Lena.

"(...) Quero estar com Lena, quero viver e quero ir ao Cineplex
e comer pipoca até ficar enjoado, e dirigir rápido demais e ser multado e estar tão apaixonado pela minha namorada que faço papel de bobo todos os dias pelo resto da minha vida." (página 23)



Quando terminei Dezoito Luas, eu não tinha nada em mente sobre o que poderia acontecer em Dezenove Luas. Eu simplesmente não tinha nenhum palpite de como as autoras finalizariam a série.

"(...) Essas coisas são dificuldades, não impossibilidades." (página 157)

Então eu comprei Dezenove Luas e fiquei preocupada quando chequei que o livro tinha apenas 300 e poucas páginas, ou seja, ele é o mais fino da série. Eu fiquei pensando "São poucas páginas para tantas coisas que precisam ser resolvidas...". Mas descobri que foi a editora que diminuiu o tamanho das letras.



Logo no começo temos uma parte, parecida com um prólogo, pelo ponto de vista da Lena. Enquanto eu lia, achava triste e lindo. Lena sente saudades de Ethan e eu conseguia sentir a dor dela. Como ela mesma diz:

"A vida sem Ethan era algo pior que um pesadelo.
Era real." (página 9)

Dezenove Luas é separado em três livros, sendo que o livro um é do Ethan, o dois da Lena, e o três do Ethan novamente. Assim eu pude saber o que acontecia com Ethan e também o que estava acontecendo em Gatlin, com os outros personagens.

"Talvez as pessoas pudessem mudar, mesmo as que fizeram as escolhas erradas, se
lutassem o bastante para consertar os erros. Eu não tinha certeza, mas esperava que sim."
(página 230)



Pela narração de Ethan, descobrimos que ele acordou no Outro Mundo, um lugar onde vivem as pessoas que não terminaram suas missões. O que é interessante é que o Ethan acorda em seu quarto, na sua casa. Mas tudo está diferente, até mesmo o tempo não é igual, na verdade ele nem existe.

Neste lugar, o Outro Mundo, ele encontra sua mãe, Lila. Eu admiro muito ela, pois ela é uma leitora apaixonada. Ele também encontra a tia Prue, uma das três Irmãs. É ela quem conta para Ethan, contra a vontade de Lila, que há um jeito de ele voltar para Gatlin. Essa parte foi muito legal, pois descobrimos junto com Ethan o motivo de ele poder voltar.

"Tudo que queria era senti-la nos braços e ouvir a voz dela na minha cabeça. Queria encontrar uma forma de voltar para a garota Conjuradora que eu amava mais do que tudo neste mundo, ou em qualquer outro." (página 86)

A partir desse ponto, minha ansiedade só aumentava. Eu lia devagar para o fim demorar a chegar, mas mesmo assim o marcador de página mudava de lugar rápido demais.

Por causa de Lena, eu criei meu próprio colar com vários pingentes e
comecei a fazer a contagem dos dias para o meu aniversário na mão com caneta .


Eu adorei ler a parte da Lena. Achei linda a forma como ela acreditava que Ethan podia voltar e também que ele estava ali, perto dela. Sua força passando por tudo isso é admirável.

"a peça que falta
meu fôlego
meu coração
minha lembrança
eu
a outra metade
a metade que falta" 
(página 205)

Ainda na parte da Lena, eu me surpreendi muito com alguns fatos. Certas coisas foram rápidas e simples demais. Mas eu gostei mesmo assim.

Depois de passar por lugares sinistros, mas também incríveis, e ter conhecido pessoas estranhas, mas ótimos personagens, Ethan chega a sua última etapa da missão. Eu adorei tudo que aconteceu nessa jornada de volta. Eu não imaginava nada daquilo, e as autoras me surpreenderam muito. As cenas eram de tirar o fôlego, e às vezes eram emocionantes. Ethan é um personagem muito corajoso. Ele sempre será o meu favorito. Ele e Lena.

"(...) E não dá para controlar quem a gente ama, mesmo querendo (...)." (página 195)



Sei que não falei sobre os vilões da série nas resenhas dos livros anteriores. Mas posso dizer que são vilões cruéis, porém ótimos personagens.

Dezenove Luas é um livro surpreendente que eu não consegui largar. E como é inevitável chegar nessa parte... os últimos capítulos são tristes e maravilhosos. Ver Ethan e Lena finalmente podendo ficarem juntos foi emocionante. Não posso deixar de falar do lindo gesto de amor que Amma fez por Ethan. Essa mulher é uma das personagens mais fortes que eu já conheci.

"Acho que essa é a questão na jornada de um herói. Você pode não começar como
herói e pode nem voltar assim. Mas você muda, o que é a mesma coisa que tudo
mudar. A jornada muda você, quer você saiba ou não, e quer você queira ou não.
Eu tinha mudado." (página 292)

As últimas linhas do livro me fizeram sorrir. Achei lindo, simples e perfeito. Acredito que não poderia ter sido um final melhor.



Adorei falar sobre Beautiful Creatures aqui no blog. Foi uma experiência ótima. Até agora eu não acredito que li essa série. Quando comprei Dezesseis Luas, não imaginava que eu realmente chegaria em Dezenove Luas.

O que me conquistou na série foram os personagens marcantes, a história genial, o mundo dos Conjuradores e o romance encantador. Eu adoro o que acontece em cada livro e chegar em Dezenove Luas, ao final dessa história brilhante, é algo... sei lá, emocionante!

"Gatlin era assim.
Era uma família, tudo e todos eles, com as partes boas e as ruins." (página 306)

Esse é um momento muito bacana, pois é a primeira vez que resenho uma série inteira no blog. Uma série que é uma das minhas favoritas. Não importa se algum fato ou personagem me irritou, não importa a opinião negativa das pessoas sobre os livros, eu simplesmente amo Beautiful Creatures. Amo Ethan e LenaRidley e LinkJohn Breed e LivAmmaMaconMarian, as IrmãsGatlin, o Dar-ee Keen, a Lunae LibriGreenbrierRevenwood... talvez seja bobo dizer isso, talvez você pense "Alice, é só uma série de livros." Não me importo. Beautiful Creatures sempre estará no meu coração. Sempre arranjarei um jeito de falar sobre os livros e os personagens que me deixaram saudades.


Agradeço muito a Margaret Stohl e Kami Garcia por terem criado essa série linda e mágica, com um casal que conquistou meu coração desde Dezesseis Luas, e foi crescendo a cada livro. A série foi algo diferente de tudo que já li.

Depois dessa homenagem para a série, só tenho a dizer (sério Alice, ainda tem mais?) que eu amei ler Beautiful Creatures (acho que eu já disse isso...) e conhecer o mundo dos Conjuradores pelos olhos de Ethan. É difícil escrever sobre o último livro de uma série, mas eu sabia que acabaria chegando a esse momento, dando adeus para a história e os personagens. Espero reler sempre essa série, que é simplesmente maravilhosa.

"Quando estávamos juntos, ela me virava completamente do avesso.
Não importava se estávamos mortos ou vivos. Jamais poderíamos ser separados.
Havia coisas mais poderosas que mundos ou universos. Ela era meu mundo, tanto
quanto eu era o dela. O que tínhamos, nós sabíamos." (página 293)


Sei que eu devo ter repetido alguns adjetivos para falar sobre a história, mas as minhas resenhas não são perfeitas. Pois bem, espero que tenham gostado e me desculpem pelo post ter ficado longo.

Abraços e até o próximo post!

4 comentários:

  1. Awnn*-* tambem li a serie inteira e amei fiquei muito triste depois que acabou e estou relendo a serie porque cara e muito bom.... parei d ler divergente so pra poder reler porque as autoras arrasaram nos livros... e vc fez uma otima resenha parabéns..
    Kissus, Jack!

    http://jackquelinesilvaa.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Jack!
      Adorei seu comentário. Eu amo muito essa série, os personagens são encantadores. Que bom que gosta também. Também quero reler, quem sabe daqui um tempo? Obrigada e beijos!

      Excluir