quarta-feira, 12 de março de 2014

Livro: Lola e o Garoto da Casa ao Lado - Stephanie Perkins


Título original: Lola and the Boy Next Door
Autora: Stephanie Perkins
Editora: Novo Conceito
Páginas: 288
Ano: 2012
Nota: 5/5


"(...) mas são as imperfeições de uma pessoa que a tornam perfeita para alguém."

Lola Nolan é uma garota de 17 anos e muito especial. Ela acredita em figurinos. Por isso, todos os dias está com um diferente. Ela abusa de perucas, vestidos, estampas, cores, purpurina e acessórios.

Ela namora Max, um rapaz de 22 anos que toca em uma banda de rock e tem várias tatuagens. Seus pais, Andy e Nathan, não aprovam muito esse namoro. Mas Lola está feliz: ela ama Max (e deseja a aprovação dos pais) e está começando a planejar seu vestido de Maria Antonieta para o baile de inverno. Mas ela também espera nunca mais ver os gêmeos Bell na vida.

Porém, em uma manhã, Lola vê o caminhão da mudança na casa ao lado e descobre que os gêmeos Bell, Calliope e Cricket estão de volta.


" - Na vida há pessoas que a gente não consegue esquecer." (página 260)



Eu comecei a ler Lola e o Garoto da Casa ao Lado com a expectativa de rever (ok, escrever isso é estranho, se tratando de um livro) Anna e St. Clair. Sinto que isso foi errado, pois eu devia começar o livro com vontade de conhecer Lola e Cricket. Mas eu fiquei tão animada em rever Anna e St. Clair, que quando eles aparecerem na história, eu fiquei sorrindo sem parar.


"(...) Todo mundo comete erros. - Anna se põe de pé e apanha suas chaves de trabalho. - O importante é não cometer o mesmo erro duas vezes." (página 144)

A história de Lola não me conquistou desde o começo. Ela é um pouco parada e eu fui realmente me envolver com o enredo depois do capítulo 20. Fora isso (e alguns errinhos de digitação), eu gostei bastante do livro.

O que me encantou mesmo na história foram os personagens. Lola é divertida, inteligente, criativa e sempre pensa em voz alta. Cricket (meu personagem preferido) é fofo, um ótimo inventor e tem o hábito de fazer anotações na mão. Andy e Nathan - os pais de Lola - são uns amores de pessoa. Sempre preocupados com a filha, pensam no seu melhor. Lindsey, a melhor amiga de Lola, também é muito legal. Adora dar uma de detetive e é uma ótima amiga. Não fui com a cara de Max, o namorado da Lola, desde o começo, por isso sem comentários sobre ele. Calliope, a irmã gêmea de Cricket, é uma ótima personagem também. Depois que algumas coisas são explicadas, comecei a gostar mais dela. Gostei até da Norah, a mãe biológica de Lola. Uma personagem bem legal. E claro que eu amei a aparição da Anna e do St. Clair.


"(...) Então, seu olhar cruza com o meu e seu rosto se ilumina como as estrelas.
Ele sorri (um sorriso pleno que lhe chega aos olhos) e é doce, puro e cheio de esperança." (página 78)



A narrativa de Stephanie continua impecável, com seus ótimos diálogos e trechos fofos. As conversas entre Lola e Cricket são minhas favoritas.


" - Então, você acredita em segunda chance? - Mordo o lábio.
- Segunda, terceira, quarta. O que for preciso. Por mais tempo que leve. Se
for a pessoa certa - ele acrescenta.
- Se essa pessoa for... a Lola?
Dessa vez, ele retém meu olhar.
- Só se a outra pessoa for o Cricket." (página 231)

Achei muito legal o desenvolvimento do relacionamento de Lola e sua mãe, Norah. Acredito que tenha sido um ponto positivo na história.

Apesar de não ter me prendido desde a primeira página, eu simplesmente não queria que o livro terminasse, pois os capítulos finais são fofos ao extremo. Eu queria mais capítulos. Lola não virou favorito, mas não posso dizer que me decepcionou, pois eu comecei com Anna ainda na cabeça. Eu queria muito ter gostado desde a primeira linha, mas infelizmente isso não aconteceu.



Stephanie virou umas das minhas autoras favoritas .

O trabalho gráfico do livro é muito fofo. Apesar de preferir Anna e o Beijo Francês, a capa de Lola e o Garoto da Casa ao Lado é a minha favorita. Acho delicada e romântica. Adoro as folhas amareladas, as orelhas, a lombada, cada detalhe que torna o livro perfeito.

Acredito que o livro passe a mensagem de que devemos aceitar as pessoas como elas são e também que podemos acreditar em segundas chances.


"E, se eu sou as estrelas, Cricket Bell são galáxias inteiras." (página 283)


Enfim, recomendo muito esse livro fofo, que tem como protagonista uma garota divertida, que não é perfeita, mas é especial. Vale muito a pena ler, pois a história e os personagens são fofos e apaixonantes.

Abraços e até o próximo post!

Nenhum comentário:

Postar um comentário