terça-feira, 25 de março de 2014

Livro: Dezesseis Luas - Margaret Stohl e Kami Garcia


Beautiful Creatures #1
Título original: Beautiful Creatures
Autoras: Margaret Stohl e Kami Garcia
Editora: Galera Record
Páginas: 488
Ano: 2011
Nota: 5/5 + 


"Algumas paixões estão predestinadas... outras são amaldiçoadas."

Gatlin é uma pequena cidade, onde todo mundo sabe da vida de todo mundo. Onde nada acontece e todos pensam igual. Ethan Wate é um garoto de 16 anos que não vê a hora de sair de Gatlin. Depois que sua mãe faleceu, seu pai fica confinado no escritório escrevendo, e quem cuida de Ethan é Amma, uma mulher supersticiosa que o ama muito. Há um tempo, ele tem tido sonhos estranhos e muito reais, com uma garota desconhecida.

Quando Lena Duchannes, sobrinha de Macon Revenwood - um homem misterioso que mora na mansão Revenwood -, se muda para Gatlin, ela parece abalar as estruturas da cidade e de seus moradores. Lena é diferente e ninguém a vê com bons olhos. Porém, Ethan começa a se aproximar dela - e descobre que é a garota dos seus sonhos tão reais -, e um amor muito forte começa a nascer entre os dois. Mas Lena carrega um segredo: no seu décimo sexto aniversário, algo mudará em sua vida. Ethan não quer deixá-la, mas ele corre um grande perigo amando Lena.

As coisas em Gatlin não são o que parecem  e segredos sombrios virão à luz.


"O certo e o fácil nunca são a mesma coisa." (página 291)



Eu estava com medo de ler esse livro. Esperava uma narrativa arrastada, personagens complicados e um enredo confuso.

Me enganei completamente.

Desde o primeiro capítulo, a leitura de Dezesseis Luas é interessante, rápida e envolvente. A escrita das autoras é fluida e apaixonante, e apesar de alguns trechos da narrativa serem bastante detalhados, com várias descrições, eu simplesmente amei cada linha. Até mesmo algumas partes que pareciam nunca acabar.

"(...) Tipo um amor antes da primeira vista." (página 12)




Eu adorei todos os personagens (ok, ok, menos as líderes de torcida e... mais alguns outros). São personagens muito bem criados e desenvolvidos. E olha que esse é só o primeiro livro da série.

Lena e Ethan são os meus favoritos. Lena é misteriosa, inteligente e linda. Ethan é um fofo. Inteligente, divertido e protetor. Link, o melhor amigo de Ethan, é leal e divertido. Aquele tipo de garoto que quer apenas tocar em sua banda e ficar com alguma garota. Macon Revenwood é um homem misterioso, recluso e elegante. Ele guarda muitos segredos, até mesmo de Lena, a sobrinha que sempre protegeu, e isso às vezes me deixava com raiva dele, pois eu queria respostas, assim como Ethan e Lena.


"Lena sorriu, então relaxei. Não havia nada melhor do que quando ela sorria. Sempre me deixava maravilhado." (página 249)

Outros personagens, como os primos de Lena (destaque para Ridley Duchannes, que às vezes roubava a cena), Tia Del, as Irmãs, Amma, Marian e vovó Arelia, são ótimos também.



Ok, talvez o que irei escrever a seguir sejam spoilers, mas eu preciso escrever, então se você não leu o livro, pule esse parágrafo. Eu amei o fato de o cabelo da Lena começar a se movimentar quando ela estava prestes a fazer algum conjuro. Amei o colar com pingentes dela. Amei as visões. Amei as conversas por pensamentos entre Lena e Ethan. Amei o Ethan chamar a Lena de L. Os nomes que são dados para alguns tipos de Conjuradores - como Empática e Taumaturga - e o fato de os humanos serem chamados de Mortais, tudo isso é muito bacana.

Gostei muito do ritmo da história. O amor entre Lena e Ethan vai acontecendo aos poucos e então entendemos que é muito forte. E muito lindo. A cada capítulo temos surpresas e acontecimentos que me fizeram pensar em como a história acabaria.


"(...) Eu me via sorrindo sem motivo, usando fones de ouvido e repetindo nossas conversas em minha mente só para poder ouvir sua voz de novo. (...)." (páginas 134 e 135)



Adorei ler a história em primeira pessoa pelo ponto de vista de Ethan. Foi diferente, pois é raro eu ler histórias contadas por garotos. Porém, às vezes eu queria que fosse pela visão da Lena, mas só em algumas partes.

"Qual é o oposto de dois? Um eu solitário, um você solitário." (página 366)

Então o final chegou e meu coração foi se despedaçando aos poucos. Foi um final triste e feliz. Um bom final, mas um pouco decepcionante. Mas eu gostei. Exatamente em um trecho bastante tenso, eu não conseguia ler, e sentia o choro entalado na garganta.




Dezesseis Luas é um livro que conta uma história de magia diferente. O mundo dos Conjuradores criado por Margaret Stohl e Kami Garcia é simplesmente genial. Com romance, humor, conjuros, maldições... é um livro perfeito.


" - Nunca amei você mais do que a amo nesse exato segundo. E nunca vou amar você menos do que a amo nesse exato segundo." (página 483)


O livro foi adaptado para o cinema em 2013 e você pode conferir o trailer aqui. Eu já assisti (no mesmo dia que terminei o livro), e quero muito fazer um post sobre ele.
Aguardem a resenha de Dezessete Luas...
Abraços e até o próximo post!

Nenhum comentário:

Postar um comentário