segunda-feira, 23 de dezembro de 2013

Livro: O Jovem Lennon - Jordi Sierra i Fabra


Autor: Jordi Sierra i Fabra
Editora: Nova Alexandria
Páginas: 175
Ano: 2005
Nota: 5/5 + 

Sinopse: Um romance sensível sobre a juventude de uma personalidade que marcou um período histórico e cultural com seus ideais de paz e igualdade entre os homens. Best-seller internacional, este romance revela uma época pouco conhecida da vida de Lennon - sua adolescência. Nesta narrativa, são mostrados os anos de formação e os momentos em que a música e os ideais de paz, liberdade e justiça se incorporam à personalidade do beatle símbolo de várias gerações.

"(...) Frente a ele estava Liverpool, apenas uma entre outras grandes cidades, 
repleta de presente e de passado e revelando um pouco do seu futuro. Liverpool. (...)."
página 14

"Os raios eram as luzes de um palco, em Londres, e os trovões, o retumbar dos alto-falantes. A chuva, o murmúrio do público, e o fluir da vida, os aplausos.
E no centro do furacão, ele, John Lennon, cantando."
página 28

"(...) Somos Os Quarrymen. Senhoras e senhores: de Liverpool para a fama!".
página 57

"(...) As pessoas de hoje falam de uma forma, se expressam e se comunicam por meio
de outras fórmulas, e elas são válidas! A música é a voz do nosso século."
página 59

"(...) - A música, nós, os Quarrymen, saber o que queremos da vida, quando
o queremos e por que o queremos, tudo. A vida é uma coisa pela qual vale a pena se arriscar."
página 86


Amo muito essa foto!


Nunca pensei que resenharia aqui no blog, uma biografia de John Lennon. E não é apenas uma biografia com fotos e fatos contados, é uma história com personagens, diálogos e capítulos. Por esse motivo, a leitura de O Jovem Lennon foi maravilhosa.

O livro conta a adolescência de John, dos 14 aos 18 anos. Conhecemos um pouco sua família, os amigos, seu amor pela música e a primeira banda. O que mais me encantou na história foi o entusiasmo e a boa vontade de John em conseguir formar uma banda e seguir na música. Ele é inspirador. Anotei várias citações fascinantes.


"(...) Existe algo, algo que não posso explicar, dentro de mim, e preciso encontrá-lo,
saber que existe, para ter certeza de que o que faço vale a pena. Só a música me permite
procurar isso agora, ir botando para fora o que guardo dentro de mim."
página 59




Os capítulos são super curtos, com três ou quatro páginas, então você consegue ler vários em algumas horas. Os últimos são os meus favoritos. O modo como o livro é dividido é muito legal. São várias fases da vida de John.

A história não fica chata ou cansativa em nenhuma parte, pois prendeu minha atenção desde o primeiro capítulo.

A narrativa de Jordi Sierra é simples, fluida e rápida. A cada capítulo eu conhecia e amava mais John Lennon.




Eu já conhecia a história de como John e Paul se conheceram, mas ler isso em um livro foi super legal. A descoberta de George também foi ótima.

O lado sobre música é bem empolgante, pois John passa uma energia muito boa e ele mostra que ama tocar e cantar. O lado pessoal - sua mãe, Julia Stanley, sua Tia Mimi, os amigos mais próximos que foram os primeiros integrantes do The Quarrymen, sua linda amizade com Paul -, é muito forte e em certos momentos emocionante.

"(...) - Nós quatro sabemos tocar um pouco de guitarra, gostamos de música e somos amigos. Não estou dizendo que vai ser fácil e no início será ainda mais duro, mas quanto antes começarmos melhor, porque o momento é agora, agora mesmo! Vocês não veem que o mundo está mudando à nossa volta? A música é o veículo. Não podemos deixar passar esta oportunidade!".
página 54 e 55 

Uma das minhas favoritas...



Mais para o final do livro, temos um breve resumo sobre a banda The Beatles e um pouco mais de John. Eu achei super bacana.

Durante a leitura conhecemos vários personagens, sendo alguns já conhecidos por mim, como Pete Best, o primeiro baterista da banda The Beatles. Temos também várias referências de bandas.

Escrevendo essa resenha, eu penso: queria ter conhecido John Lennon adolescente. Nunca parei para pensar em como fora a adolescência dele. Como se formou a primeira banda, que daria origem ao The Beatles, como John era na escola, como lidava com o sonho de ser músico, e como era sua relação com a mãe e tia.

Ao longo das páginas, acompanhamos várias imagens em preto e branco de John e algumas do The Beatles. Eu amei isso. As orelhas do livro são as mais lindas e criativas que eu já vi.



O livro é maravilhoso e inspirador, mesmo para quem não é fã de The Beatles (que não é o meu caso, pois eu amo). Enfim, recomendo muito! Conhecer John Lennon foi ótimo.


"A música dos Beatles foi a primeira que conseguiu unir a todos. Os integrantes da chamada geração pós-guerra, os primeiros que cresceram ou nasceram livres dos fantasmas do passado, encontraram na música o veículo mais afinado com suas necessidades e ansiedades, e também a linguagem mais universal, uma forma de ser, de vestir, de pensar e de existir. Assim foi e, apesar das muitas mudanças ocorridas com o tempo, assim continua sendo atualmente."
página 167

Espero que tenham gostado e desculpem pela demora para postar uma resenha de livro.

Abraços e até o próximo post!

Nenhum comentário:

Postar um comentário