sábado, 12 de outubro de 2013

Livro: Simplesmente Ana - Marina Carvalho


Ana #1
Autora: Marina Carvalho
Editora: Novo Conceito (Selo Novas Páginas)
Páginas: 304
Ano: 2013
Nota: 5/5 + 

Sinopse: Imagine que você descobre que seu pai é um rei. Isso mesmo, um rei de verdade em um país no sudeste da Europa. E o rei quer levá-la com ele para assumir seu verdadeiro lugar de herdeira e futura rainha...
Foi o que aconteceu com Ana. Pega de surpresa pela informação de sua origem real, Ana agora vai ter que decidir entre ficar no Brasil ou mudar-se para Krósvia e viver em um país distante tendo como companhia somente o pai, os criados e o insuportável Alex.
Mudar-se para Krósvia pode ser tentador — deve ser ótimo viver em um lugar como aquele e, quem sabe, vir a tornar-se rainha —, mas ela sabe que não pode contar com o pai o tempo todo, afinal ele é um rei bastante ocupado. E sabe também que Alex, o rapaz que é praticamente seu tutor em Krósvia, não fará nenhuma gentileza para que ela se sinta melhor naquele país estrangeiro.
A não ser... A não ser que Alex não seja esta pessoa tão irascível e que príncipes encantados existam.
Simplesmente Ana é assim: um livro divertido, capaz de nos fazer sonhar, mas que — ao mesmo tempo — nos lembra das provas que temos que passar para chegar à vida adulta.

"(...) Você tem que ir porque é a outra metade da
sua história. Ser mineira, de BH, estudante de Direito e apaixonada pelo
abestalhado do Artur é fácil. Você tira de letra. Só que você não é só isso
e precisa descobrir como é ser de outro jeito, mesmo que depois prefira a 
forma antiga."
página 17

" Eu nunca tinha conhecido um rei de verdade e sempre pensei que eles
fossem pomposos e esnobes. Mas Andrej Markov, meu pai, é o contrário
disso, o que me deixa muito feliz. Já pensou se eu tivesse que conviver
com uma pessoa intratável, arrogante e soberba só por causa do grau de parentesco?"
página 18

"Fui caminhando para aquele interior mágico, aconchegante, pisando
sobre um tapete não muito felpudo, mas fofo, como se estivesse nas nuvens. Não é exagero meu. Sou louca por livros! Já deixei de ir a muitas festas só para não perder o fio da meada de uma história. Eu trouxera uma para a Krósvia uma mala só de livros - meus preferidos
e aqueles que ainda não lera. Comprava tantos livros que meu salário como estagiária era
quase só para isso. Então, fala sério, aquela biblioteca era tudo!"
páginas 34 e 35

"Alex fazia parte da maioria de meus pensamentos
durante o dia e de todos os meus sonhos à noite."
página 164

Adorei a fonte dos capítulos! Tão delicado...


Ana Carina Bernardes é uma jovem de 20 anos que mora em Belo Horizonte, cursa Direito e mora com a mãe, Olívia. Um dia ela lê uma mensagem no seu Facebook que diz o seguinte: "Desculpe, mas acho que sou seu pai."

Ana descobre que tem um pai, e esse pai, que se chama Andrej Markov, é nada mais, nada menos, que o rei de um país da Europa, a Krósvia.

Ana se vê tomando uma decisão: passar seis meses na Krósvia, para conhecer o lugar e seus parentes. Ela aceita, deixando no Brasil sua mãe, avós, melhor amiga, um quase namorado e sua faculdade.

Na Krósvia, Ana conhece (de um jeito não muito simpático) Alexander, o enteado de Andrej. No começo ela o detesta, e eles não se suportam. Mas com o tempo isso vai mudando, e algo que Ana não imaginava que pudesse acontecer com ela naquele país, começa a surgir.



Li esse livro em Agosto, então talvez eu esqueça de algumas coisas. Então, vamos lá!

Eu esperava amar Simplesmente Ana do início ao fim. Mas não foi isso que aconteceu. Não, eu não odiei o livro, pois como podem ter lido lá em cima, eu dei nota máxima pra ele. O livro só não me prendeu desde o 1º capítulo. Talvez ele tenha me decepcionado no começo, por causa da protagonista, Ana. Eu não gostei dos pensamentos dela nos primeiros capítulos. Achei eles um pouquinho infantis. Mas foi isso mesmo. Foram os pensamentos da Ana que me fizeram não amar o livro desde o começo. À vezes eu me cansava dela e queria que o Alex entrasse em cena... bom, mas isso mudou a partir do capítulo sete. A Ana ganhou meu coração e eu comecei a amar o livro.

A narrativa da Marina é muito boa. Não é cansativa e sim envolvente. Os diálogos são ótimos. Enquanto lia, conseguia visualizar tudo o que a Marina descrevia. Só tive um problema: não conseguia imaginar os rostos dos personagens, mas apenas do pescoço pra baixo.

Os personagens são maravilhosos e muito bem construídos. Tanto os principais quanto os secundários. Alex é o meu preferido. Adorei como a Marina o descrevia. Amei tudo nele. Ana vai amadurecendo a cada capítulo. Karenina, Irina, Estela, Olívia, Dona NairAndrej... todos são ótimos personagens. Laika é também uma ótima personagem, apesar de ser chata.

"Elevei meu olhar e a encarei. Laika havia perdido a beleza. Vestidos
justos, corpo perfeito, rosto de anjo, nada disso tem significado quando o
caráter é uma porcaria."
página 141

Os momentos entre Ana e seu pai (Andrej) são poucos, porém são lindos e cheios de carinho. Amei a Krósvia, e todos os cenários que a autora criou.



Adorei todas as referências de músicas, livros, programas de TV, comidas brasileiras e artistas que foram mencionados no livro. Encontrei alguns errinhos de digitação durante a leitura, mas isso não me atrapalhou em nenhum momento.

Não considero a história de Simplesmente Ana previsível. Bom, todos esperam um final feliz. Mas a maneira como a Marina desenvolveu  a trama e levou até o último capítulo... foi muito empolgante, divertido e perfeito!

Nos últimos capítulos eu comecei a ficar maluca. Eu queria saber como seria o final, mas não queria que terminasse. Tinha vezes que eu parava de ler e colocava o livro em cima da cama. Minha mãe estava por perto e perguntou se o livro estava ruim. Eu disse que não, que na verdade estava ótimo e que a história estava me afetando muito!

Eu ri, sorri e quase chorei com a Ana. Suspirei com o Alex. Torci muito pelo casal. Xinguei a Laika. Me senti feliz e triste ao ler a última página do livro. A história, além de divertir, traz a mensagem (acredito que traga) de que devemos confiar nas pessoas que amamos. E essa capa! Eu simplesmente amo a capa desse livro! 



Recomendo demais Simplesmente Ana. Um livro que superou todas as minhas expectativas e que é simplesmente ótimo! Estou morrendo de saudades da Ana e do Alex. Mas essa aflição vai acabar, pois a Marina Carvalho está escrevendo um segundo livro sobre a Ana! Confirmei essa informação lendo esses posts aqui e aqui. Estou super, super, super ansiosa e feliz!

Era isso. Desculpem pela demora para postar essa resenha. Eu amei ler esse livro e quero muito ler de novo!

Hoje não vai ter Música da Semana, mas vocês já ouviram a última música que eu postei?

Abraços e até o próximo post!

Nenhum comentário:

Postar um comentário