quinta-feira, 5 de setembro de 2013

Livro: Ana e Pedro - Cartas - Vivina de Assis Viana e Ronald Claver


Autores: Vivina de Assis Viana e Ronald Claver
Ilustrações: Sônia Magalhães
Editora: Livraria Saraiva (Série Entre Linhas)
Páginas: 72
Ano: 2006
Nota: 4.5/5

Sinopse: Ana começa a escrever para Pedro pensando apenas em trocar cartões-postais, lápis, selos. Pedro responde falando de Atlético Mineiro, sonho, beijo no cinema.
Durante um ano esses dois adolescentes trocam cartas, livros, postais, poesias, afetos... E, assim, vão se escrevendo, se conhecendo, se apaixonando. Aos poucos, de dois tornam-se quatro: Ana, Pedro, a Ana de Pedro, o Pedro de Ana.

"Só que meus sonhos não cabem em minhas mãos."
página 22

"Meus sonhos te procuram. Te buscam, te querem."
página 41

"Pedro conheceu uma menina de nome Ana. Mas Pedro nunca viu Ana e Ana nunca viu Pedro. Eles se conheceram através de cartas."
página 47

"Ah, Pedro, sabe que você me faz bem? Gosto de te escrever, de te imaginar. Gosto de te falar de mim, dos meus sonhos e medos."
página 50



Estava curiosa para ler um livro narrado por cartas. Ana e Pedro - Cartas foi meu primeiro livro assim.

No começo - nas primeiras páginas e cartas - confesso que não me empolguei com os personagens. Mas estava decidida a continuar lendo. Então, a partir da página 20 e poucos, a leitura foi me conquistando, e quando eu vi, estava imersa nas cartas de Ana e Pedro.



Ana e Pedro - Cartas traz uma história fofa entre dois adolescentes que se conhecem através de cartas. Ana manda a primeira, e assim começa uma história de amizade, que se torna de amor.

Ana é de São Paulo, adora ler, colecionar lápis e entrar em papelarias. Pedro é de Belo Horizonte, adora futebol, montanhas e é meio poeta (fofo).

Pelas cartas, podemos conhecer Ana e Pedro. Seus gostos, sonhos, medos, acontecimentos do dia-a-dia...



É uma história simples, porém linda e fofa, que pode ser lida em poucas horas (o que não foi o meu caso). A quantidade de citações que retirei do livro foi surpreendente.

Nas últimas páginas do livro, depois que a história acaba, tem um texto de cada autor contando um pouco sobre eles e sobre Ana e Pedro. Depois tem uma entrevista que é bem legal, e vale a pena ler depois de terminar a história.

Gostei muito, foi uma leitura ótima e diferente. E quando cheguei na última carta, percebi que queria mais correspondências entre Ana e Pedro. Recomendo!

 


Abraços e até o próximo post!
ps.: também irei fazer um post com os trechos que retirei do livro.

5 comentários:

  1. Eu acho que já li este livro, e se for o que to pensando, é muito fofinho! *-*
    Beijos, ótima resenha!

    blog-bonecadeluxo.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. É bem fofinho mesmo!
    Obrigada! Beijos!

    ResponderExcluir
  3. olá ah ultima carta éh escrita por quem ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá. Realmente não lembro, pois já faz um tempão que li o livro. Boa sorte!

      Excluir
  4. Que legal! Li há muito tempo, não lembro mais do final, hahaha. Nesse estilo com cartas e mensagens eu indico Simplesmente Acontece (romance) e A Sociedade Literária e a Torta de Casca de Batata (romance histórico). Amo muito!

    ResponderExcluir