sábado, 20 de abril de 2013

Livro: A Metamorfose - Franz Kafka


Título original: Die Verwandlung
Título: A Metamorfose
Autor: Franz Kafka
Editora: Minha
Páginas: 95
Ano: 1988 (primeira edição: 1915)
Nota: 4.5/5

Sinopse: A Metamorfose é a mais célebre novela de Franz Kafka e uma das mais importantes de toda a história da literatura. O texto coloca o leitor diante de um caixeiro-viajante - o famoso Gregor Samsa - transformado em inseto monstruoso. A partir daí, a história é narrada com um realismo inesperado que associa o inverossímil e o senso de humor ao que é trágico, grotesco e cruel na condição humana - tudo no estilo transparente e perfeito desse mestre inconfundível da ficção universal.

"Uma manhã, ao despertar de sonhos inquietantes, Gregor Samsa
deu por si na cama transformado num gigantesco inseto."
página 5



Gregor Samsa acorda e se vê transformado em um inseto. Ele é um caixeiro-viajante e sustenta toda sua família - pai, mãe e irmã - com seu trabalho. Depois que vira um inseto, a família toda começa a trabalhar, e não se importam mais com Gregor, com exceção da irmã, que alimenta ele. Gregor, então, vive em seu quarto, observando a família viver sem ele.

Tenho que admitir que estava curiosa para ler A Metamorfose. Estava empolgada nas primeiras páginas, mas depois a leitura foi se tornando cansativa. Não sei se é só nessa edição, mas algumas palavras tinham aquele "c" a mais, como em "insecto", e no começo algumas frases não tinham sentido pra mim, mas depois isso mudou.

No final do segundo capítulo (são três), comecei a gostar mais da história. Não li em um dia, pois deixei o livro de lado várias vezes. Demorei um pouco, mas consegui terminar. O livro é fininho, e nas últimas páginas tem alguns contos do autor.


O livro é velhinho, então as páginas estão super amareladas.


Os personagens do livro, principalmente o Sr. e Sra. Samsa, Grete (a irmã) e Gregor, foram muito reais pra mim.

Durante a leitura, você fica esperando uma explicação para o que aconteceu com Gregor, mas isso não acontece.

A história às vezes era agoniante, mas A Metamorfose, com certeza, foi uma leitura muito diferente, e fiquei feliz ao terminar de ler. Li em algumas resenhas que não é revelado qual o inseto que Gregor se transforma, mas eu entendi que é uma barata.

Recomendo muito o livro A Metamorfose. Só tenho que dizer que não foi uma leitura prazerosa pra mim. Mas leiam, porque vale a pena. E quero muito comprar o livro em uma edição melhor.


Bom, eu adicionei mais uma coisinha na lista das informações do livro. Agora darei uma nota para os livros que eu leio, e A Metamorfose levou a nota 4.5 de 5. E algumas resenhas já estão atualizadas com as notas, é só conferir na página Resenhas, lá em cima.

Então é isso. Desculpem por postar muito tarde.
Abraços e até o próximo post!
Em breve o Especial de 1 ano do blog...

Nenhum comentário:

Postar um comentário