segunda-feira, 13 de agosto de 2012

Livro: Dom Quixote - O Cavaleiro da Triste Figura - Miguel de Cervantes


Autor: Miguel de Cervantes
Editora: Scipione
Páginas: 135
Ano: 1997 (primeira edição: 1604)
Nota: 4.5/5

Sinopse: Dom Quixote, fidalgo ingênuo e atraído pela história dos grandes cavaleiros medievais, sai pelo mundo como um deles, numa época em que isso já não existia mais. Nos seus delírios, luta contra moinhos de vento achando que são gigantes. Beija a mão de uma guardadora de porcos pensando que é sua amada Dulcinéia. Sancho Pança, seu fiel escudeiro, admira o amo sem entendê-lo. Tem os pés na terra e uma visão prática das coisas, mas é fascinado pela sua loucura. Duas figuras cheias de bondade e pureza, num mundo onde não há lugar para a bondade e a pureza.

"(...) Dom Quixote é um hino em louvor da fantasia e da força poética fundamental da alma humana."


Fazia um bom tempo que eu estava louca para ler o livro, desde que vi sua capa e título, fiquei muito interessada nele. Então surgiu a oportunidade de pegá-lo na biblioteca da minha escola. Fiz a Roda Literária desse trimestre sobre Dom Quixote. E amei fazer. A clássica obra do maior escritor Espanhol Miguel de Cervantes, finalmente estava em minhas mãos.


Dom Quixote e Sancho Pança se aventuram por vários lugares e cidades da Espanha. Os lugares por onde passam tem florestas, bosques, estradas de chão, e notei muito que eles param em várias estalagens para passarem a noite. Antes mesmo de ler o livro, eu já conhecia a famosa aventura dos Moinhos de Vento, que Dom Quixote teima em imaginar que são gigantes; mas ao ler no livro, achei muito rápida. Mas mesmo assim, essa é minha parte favorita das aventuras de Dom Quixote. Ao mesmo tempo que você lê rápido para saber o que vai acontecer com o herói e como a história vai acabar, você não quer parar de ler, de viver junto com o personagem suas mágicas aventuras. As aventuras são rápidas, são pequenas vitórias (ou não) que Dom Quixote conquista, com seu fiel escudeiro Sancho Pança.
Uma coisa que me decepcionou, foi que, em nenhum momento, Dom Quixote conversa ou revela seu amor por Dulcinéia.  Queria tanto ver os dois juntos... e ele finalmente entendendo, que ela era, na verdade, uma simples camponesa. Mas fora isso, o livro todo me agradou. Gostei do jeito que eles falam, bastante elegante e com educação. Uma parte em que quase pirei, foi quando colocaram fogo na biblioteca de Dom Quixote, na aldeia da Mancha, fiquei muito triste. Adorei que nas últimas linhas do livro, o verdadeiro nome de Dom Quixote é mostrado. E o final... surpreendente.


As ilustrações são bem legais



"Aos cinquenta anos, magro, alto, de gestos imponentes e uma certa altivez forçada, era mais conhecido por sua enorme biblioteca, onde empenhava toda a moeda conseguida nas colheitas ou pela venda sucessiva de partes de suas terras, do que propriamente por sua esquisita maneira de viver. Entre um povo de raras leituras, como era o da aldeia, causava espanto e admiração aquela voracidade com que comprava e consumia livros e mais livros. E o mais intrigante era que toda sua biblioteca só abrigava livros sobre as aventuras da cavalaria andante, na época coisa do passado." - Página 5.

" - Detende-vos, cavaleiros ou quem quer que sejais. Quero saber donde vindes e para onde ides. Quero saber, também, quais são vossos propósitos. Aqui estou para castigar-vos ou vingar-vos. Depende de vossas ações." - Página 48



Bom, é isso. Boa noite e até mais!

10 comentários:

  1. o texto é ótimo e o livro também

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O livro é realmente ótimo. Adoro ele.
      Obrigada por comentar!

      Excluir
  2. porque colocaram fogo na biblioteca de Dom Quixote, na aldeia da Mancha o que aconteceu?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi. Eu li esse livro em 2012 emprestado da biblioteca, e eu realmente não lembro o motivo de terem colocado fogo na biblioteca de Dom Quixote. Lamento por não poder responder sua pergunta.

      Abraços!

      Excluir
    2. colocaram fogo pq achavam que ele estava ficando louco e vivendo somente no mundo da fantasia e a única saída que acharam foram queimar todos os livros para que ele nao tivesse mais contato com os livros e se curasse.

      Excluir
    3. Obrigada. Eu realmente não lembrava.

      Excluir
  3. Quantas aventuras dom quixote teve?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querido leitor... eu preciso ler esse livro novamente, pois eu sei que são várias aventuras, mas não posso te responder com muita certeza. Desculpe. Mas mesmo assim obrigada por comentar!

      Excluir
  4. ei quanto custa esse livro?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá. Esse livro eu peguei emprestado na biblioteca da minha escola, então não posso responder sua pergunta. Dom Quixote possui várias edições, então certamente há vários preços também. Abraços!

      Excluir